11 de março de 2010

EDITORIAL ANO I


A REVISTA VÓRTICE DE PSICANÁLISE completa em março seu primeiro ano de existência. O CORPO EDITORAL gostaria de parabenizar a todos pelo esforço e pela participação nesta empreitada psicanalítica.

Acreditamos que, ao longo deste primeiro Ano, aos “Trancos & Barrancos”, tropeçando e aprendendo com os tropeços, a REVISTA conseguiu cumprir com a proposta inicial de criar um Espaço de interlocução possível, rumo à abrangência da Psicanálise em sua máxima extensão. Mas, conscientes que o caminho é longo, podemos dizer que temos a pretensão de “desejar” mais...

Neste primeiro Ano de vida, passeamos por Ensaios e Crônicas, Poesias, Estudos Clínico-Teóricos, Experiências de Clínica Extensa, Críticas de Filme, Leituras do Cotidiano. Pretendemos agora ampliar nosso “Diálogo entre Amigos”, fazendo o convite para Artigos que venham de outras áreas do Saber Humano – As Artes, A Filosofia, A Sociologia, A Literatura, A Política, dentre tantas outras possíveis.

Interessante observar que, ao longo deste percurso, os Artigos foram “aumentando” de tamanho, permitindo explorações mais rigorosas. Talvez nossa REVISTA esteja crescendo e o Rigor se faz necessário.

Aproveitamos para anunciar o Projeto de Publicação de um Anuário, em forma de livro, que represente e registre a REVISTA – Projeto que já se encontra em sua reta final.
Enfim... Que fique a sensação de dever cumprido.

Mais uma vez, muito obrigado a todos que diretamente ou indiretamente participaram desta empreitada.

Mas, parafraseando Fabio Herrmann, isso importa pouco... O que importa mesmo é a PSICANÁLISE.


CORPO EDITORIAL