10 de março de 2011

EDITORIAL ANO II


A REVISTA VÓRTICE DE PSICANÁLISE completa em março seu segundo ano de existência. O CORPO EDITORAL gostaria de parabenizar a todos pelo esforço e pela participação nesta empreitada psicanalítica.
Desde FREUD, percebemos a importância da LEITURA e da ESCRITA para o desenvolvimento da Psicanálise. Com seus precisos levantamentos bibliográficos nos Artigos Teóricos, bem como na arte de sua escrita, ora romanceada nos Historiais Clínicos, ora metodologicamente perfeita nos Artigos Técnicos, FREUD nos deixou esse legado e essa deliciosa obrigação: LER e ESCREVER.
Ficamos, portanto, com esse desafio: perpetuar a LEITURA e a ESCRITA.
Uma LEITURA e uma ESCRITA que permitam um diálogo mais profundo com outras áreas de saber, sempre com o intuito de fazer retornar a Psicanálise às suas origens, ou seja, ser um instrumento de compreensão do Humano, caminhando em direção a uma Ciência Geral da Psique.
Neste ano, estamos organizando um Primeiro Encontro de Autores e Leitores da REVISTA, com o propósito de favorecer o diálogo com esses dois lugares: LER e ESCREVER.
Lançamos também a série NOTÓRIOS DA PSICANÁLISE, com o objetivo de publicar material sobre a História de nossa ciência-arte: bibliografias de importantes psicanalistas; os principais historiais clínicos; bem como notas sobre figuras importantes que indiretamente influenciaram a Psicanálise.
Infelizmente, ainda não nos foi possível concretizar a publicação de um primeiro número impresso da REVISTA, porém, o projeto continua vivo e estamos nos empenhando para que o mesmo aconteça.
Mais uma vez, muito obrigado a todos que diretamente ou indiretamente participaram desta empreitada.

CORPO EDITORIAL