20 de outubro de 2017

ENCONTRO "LER & ESCREVER": (DES)CONSTRUÇÃO, (DES)ILUSÃO



Prezados Leitores

É com muita satisfação que convidamos para, no próximo dia 11/nov/2017, sábado, das 15h às 18h, o VII Encontro “LER & ESCREVER”, promovido pela REVISTA VÓRTICE DE PSICANÁLISE.
O tema do Encontro será “(DES)CONSTRUÇÃO, (DES)ILUSÃO”.

Uma vez eu tive uma ilusão / E não soube o que fazer / Não soube o que fazer / Com ela / Não soube o que fazer / E ela se foi / Porque eu a deixei / Por que eu a deixei? / Não sei / Eu só sei que ela se foi” (Arnaldo Antunes, Julieta Venegas & Marisa Monte)

A Psicanálise pode ser considerada como a “Ciência da Desilusão”. “Ciência”, pois possuiu um Método, próprio, que regula toda a operação clínica – o Método Interpretativo.
O analista interpreta. Interpretar é criar experimentalmente, no íntimo da própria experiência clínica, o desencontro lúdico das palavras, das frases, dos discursos, dos gestos, dos tempos, dos espaços, no intuito de romper o campo de sentido vigente, aprisionante, tornando o campo representacional mais amplo e flexível. A Interpretação é o ato do analista.
“Desilusão”, pois que a Interpretação rompe com a ilusão do que antes era, para que seja outra a organização possível do que passo a ser no espaço do cotidiano que ocupo – desilude Eu, Espaço e Tempo.
Propomos, portanto, para o presente Encontro, as seguintes questões: Existe limite para a Interpretação? Até onde devemos ir, no romper o campo de sentido? Até onde balançar a estrutura mesma da Ilusão para que a Interpretação siga o caminho da Cura?

O Encontro buscará um clima informal, de livre interação entre os participantes.

O Encontro será realizado em São Paulo/SP, na Rua Tuiuti, 2530 (sala de reunião) - Tatuapé.
As inscrições são restritas a um número de 20 (vinte) participantes, e devem ser feitas através do Email da REVISTA (revistavortice@terra.com.br), informando seu nome completo, até o dia 10/nov. Enviaremos um retorno confirmando a inscrição.

Atenciosamente,


CORPO EDITORIAL